top of page

Curiosidades Arantes

Histórico ENFAs

Anualmente, é realizado o Encontro Nacional da Família Arantes (ENFA).

Não deixe de participar deste belíssimo congraçamento familiar.

 

Veja abaixo o histórico das realizações dos ENFAs.

O último aconteceu em Juruaia/MG, dias 22 e 23 de julho de 2017.

 

1999 – Rio Verde/GO

2000 – Rio Verde/GO

2001 – Morrinhos/GO

2002 – Prata/MG

2003 – Itapecerica/MG

2004 – Catalão/GO

2005 – Indiaporã/SP

2006 – Campanha/MG

2007 – Santo Antônio da Platina/PR

2008 – Andrelândia/MG

2009 – São Sebastião do Paraíso/MG

2010 – Goiânia/GO

2011 – Volta Redonda/RJ

2012 – Caldas Novas/GO

2013 – Rio Verde/GO

2014 – Não foi realizado – Ano da Copa do Mundo/Brasil

2015 – Acreúna/GO

2016 – Campanha/MG

2017 – Juruaia/MG

2018 – Aiuruoca/MG

Personalidades
Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiróz

Em 2008, após 7 anos a Prefeitura Municipal adquiriu a residência com todo seu acervo, assumindo o compromisso de resguardar e preservar a memória não somente do seu ilustre filho, mas, também, da história da cidade contada através do seu acervo.Porém, mesmo adquirindo o imóvel infelizmente ele permaneceu fechado. Ao assumir o governo municipal, a atual administração tomou conhecimento deste fato, e sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental e a Divisão de Turismo e Meio Ambiente iniciou-se o processo de criação do Museu Municipal Dr. Julio Arantes Sanderson de Queiroz.

Em março, foi elaborado o projeto de intervenções, adequações e instalações museais necessárias para que a antiga residência do “Dr. Julinho”  se transformasse no Museu Municipal. De julho a agosto iniciou-se o processo de intervenção na residência, reformas, restaurações e demais procedimentos necessários para a conservação do imóvel, logo, começaram os trabalhos de instalação do museu: catalogação de todo o acervo, confecção de vitrines expositivas para acondicionamento correto do acervo, instalação do projeto de iluminação tanto da parte interna com nas áreas externas do museu e por fim, adequação do pátio da varanda transformando-o em um auditório.

Para a execução de todos estes procedimentos, a Prefeitura Municipal contou com a colaboração financeira do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, entidades estas extremamente ligadas à figura do Dr. Julio Arantes Sanderson de Queiroz.

Finalmente, em 15 de agosto de 2009, depois de exaustivos trabalhos, foi oficialmente inaugurado o Museu Municipal Dr. Jùlio Arantes Sanderson de Queiróz, tornando-se referência museológica do Sul de Minas.

O acervo do Museu, é formado por um variado espólio, que cria um espaço museológico curioso. Assim, numa mesma sala podem ser apreciadas as mais variadas obras de arte expostas sem aparente ligação técnica, temática ou cronológica.  Aí está a particularidade do Museu Municipal Dr. Júlio Arantes Sanderson de Queiróz – Nesta aparente falta de lógica, existe precisamente uma “lógica” de um lugar que quer ser visto como um todo e não como um abrigo de peças particularizadas.

Esta tipologia de Museus tem a sua origem nos “Gabinetes de Curiosidades” dos séculos XV e XVI. Também outros Museus no Mundo, como o Soane’s Museum em Londres ou o Museu da Universidade de Oxford, ainda apresentam as suas coleções expostas na sua aparente desorganização e caos.

Assim, percorrendo as treze salas, surge um grande espólio que abrange desde a imaginária, passando pela estatuária, cerâmica, medalhística, pintura, mobiliário, têxteis, etnografia, ciências naturais e ainda por uma criação do próprio Dr. Juúio Arantes Sanderson de Queiróz, o projeto e livro “Pateon do Heróis de Curar” uma coleção de placas de aço que trazem a biografia de todos os inventores, médicos, cientistas que proporcionaram a vida, uma exaltação a estes o Heróis de Curar e não o de Matar.

bottom of page